Optar por selos verdes é prática sustentável.

Pouco percebidos nos rótulos, os selos verdes — ou certificações ambientais — trazem a consciência ambiental para os nossos carrinhos de compras. Eles nos orientam na escolha de produtos que respeitam a natureza e foram elaborados a partir de práticas sustentáveis. Quem consome um produto certificado pode, por exemplo, contribuir para que madeiras extraídas ilegalmente em reservas sejam menos competitivas e lucrativas.
Estimativas dão conta de que hoje existem mais de 30 selos no mercado. No mundo, esse número pula para mais de 400. Para confiar, é preciso pesquisar quais bandeiras se quer levantar. Aqui, 11 que são apoiadas pelo governo federal, ou organizações de defesa do consumidor. A maioria é reconhecida internacionalmente.

11 selos

O Reino Unido é apontado como um dos países em que a cultura do consumo consciente é mais forte. Lá, a presença de um selo da Rainforest Alliance (RA), que certifica produtos agrícolas sustentáveis, aumentou em 30% a venda de café em lojas do McDonald’s em 2009, segundo informa Eduardo Gonçalves, secretário-executivo adjunto do Imaflora, certificadora da instituição no país. Contatado pela RA no Brasil, o McDonald’s afirmou que ainda não é a hora de certificar seus produtos aqui, conta Gonçalves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s