Luxo é pagar conta de luz com lixo.

Siemens-respostassustentáveis

Qualquer medida sustentável é sempre boa para o planeta e beneficia direta ou indiretamente a todos os seres vivos, melhor ainda se for boa também para o seu bolso. No Ceará, a concessionária de energia do estado recebe material usado, como plástico,vidro, papel,  alumínio, e até óleo de cozinha, em troca de abonos progressivos na conta do consumidor final.

No Projeto, chamado de ECOELCE, o lixo que antes era 100% descartado diretamente in natura, causando grande impacto ambiental, sobretudo no entorno das comunidades de baixa renda, virou moeda de troca. Para isso, basta que o material seja previamente separado e entregue diretamente em um dos 59 pontos de coleta do estado. Lá, ele é pesado e há uma cotação diferente em reais para cada material. O bônus é creditado em uma espécie de cartão eletrônico e o consumidor ainda pode acompanhar a sua contribuição mensal pelo website da distribuidora.

Após quatro anos de projeto, há diversas famílias que não pagam a conta há meses consecutivos, desembolsando dinheiro.  Em locais onde não há ponto fixo de coleta, a própria comunidade se mobiliza, criando postos temporários em associações de moradores ou outras instituições comunitárias. A ação do projeto trouxe ainda solução para dois graves problemas que a distribuidora antes enfrentava: a alta taxa de inadimplência e o furto de energia, a partir das ligações clandestinas, popularmente consagrada como “gato”. O pioneirismo dessa iniciativa foi reconhecido em âmbito internacional. O Ecoelce foi eleito em 2008 um dos dez vencedores do World Business and Development Awards, entregue pela ONU às empresas que mais contribuíram para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s