Evitando que alimentos estraguem.

Quando se ouve falar em ajudar o planeta, ajudar o meio ambiente,logo pensamos longe… “não desmatar florestas” e “não jogar lixo no chão”. Mas é no dia-a-dia que podemos fazer a diferença. O consumo sustentável, ou seja, a busca por evitar o desperdício é o caminho. Por exemplo, economizar no uso e compra do papel utilizando tecidos laváveis ajudará na preservação das árvores e a reutilização de materiais e o consumo deles por inteiro diminuirá o acúmulo de lixo.

Baseado nesses princípios, evitar o desperdício dos alimentos é fundamental na preservação do nosso planeta. Primeiro, a compra em excesso acarreta a produção em excesso e assim muita coisa é retirada da natureza sem necessidade. Segundo, comprar o necessário faz com que você consuma o necessário e você acaba economizando na parte financeira, que sempre é importante! A partir do site Atitude Sustentável e minhas observações de dona de casa, aqui vão algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos

1. Na hora das compras da semana, defina a carne ou o prato principal para 4 ou 5 dias, nos outros, certamente será possível reaproveitar alguma coisa, incluindo jantares e cafés da manhã com omeletes diversificadas, por exemplo.

2. Quando necessário comprar mais de um produto, ou mais de uma variedade de fruta, evite esconder os alimentos mais antigos e lembre que eles vão estragar primeiro, então se você vê-los, pense duas vezes se não é melhor pegá-los ao invés de outro mais fresco. No caso de frutas, sucos são uma ótima ideia.

3. Evite fazer estoque de produtos na geladeira. Veja também que frutas e legumes devem ficar nas gavetas ou embalados (de preferência em embalagens com tampa ou saquinhos transparentes). O importante é ver o que de fato você tem em casa.

4. Deixe tudo visível e organizado nos armários também, seja com potes rotulados e deixe à mão uma lista para anotar o que acabou ou o que vai faltar, assim que você perceber. Vários potes de sorvete brancos com tampas vermelhas, são ótimas para guardar arroz, farinha, açúcar.

5. E por fim, tente lembrar (ou planeje) o que tem em casa que pode ser útil quando for elaborar o cardápio da semana. Comprar ítens repetidos, então…pecado alimentício, troque um lanche pela fruta que iria para o lixo.

Anúncios

Um comentário sobre “Evitando que alimentos estraguem.

  1. Separo um dia para preparar várias refeições para todo o mês ou a semana. Depois basta guardar no freezer e reaquecer no dia de consumi-la. Assim economizo ingredientes e energia.

    Cada vez se vai para a cozinha se consome uma enorme quantidade de água, eletricidade (geladeira, microondas, liquidificadores, etc), gás e também de alimentos, e sempre sobra um pedaço de legume ou um punhado de tempero que termina no lixo. Fazer tudo de uma vez evita esse tipo de desperdício e ainda poupa tempo para os próximos dias. Infos que peguei do EcoDesenvolvimento.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s