Compostagem simples. Alimentos do dia-a-dia

COMPOSTAGEM É O PROCESSO NATURAL DE TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ADUBO. ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM PODEMOS REDUZIR DRASTICAMENTE A QUANTIDADE DE RESÍDUOS . ESTE MODELO DE COMPOSTAGEM NÃO TEM CHEIRO FORTE, POR FICAR TAMPADA NÃO ATRAI INSETOS E OCUPA UM CANTINHO QUALQUER ABRIGADO DO SOL E DA CHUVA. FALTA DE ESPAÇO NÃO É DESCULPA! Compartilhe essa ideia e nos escreva seus resultados.

Montagem de Compostagem domestica em garrafa Pet.

2 garrafas pet iguais que cortadas se encaixarão perfeitamente; pedrinhas; areia; terra

1 clip de papel grande, aberto que aquecido será usado para fazer os furinhos da tampa; 1 pé de meia de nylon velha, mas não rasgada no pé; Faca e tesoura

Mantenha a mistura úmida mas não encharcada. mexa regularmente com um espeto ou palito de madeira ou hashi. Vá intercalando alimentos com uma camada de terra até completar a garrafa com a ultima camada de terra. O tempo de decomposição varia em função dos alimentos utilizados

.Dica 1: Se colocar muitos vegetais colocar um pouco de papel (guardanapos de papel, papel toalha, saquinhos de chá, coadores de café usados. Atenção evite papeis impressos e jornais pois possuem tinta, bem como papeis coloridos) para equilibrar a mistura. Os alimentos devem estar cortados em pedacinhos pequenos, quanto maiores mais tempo demorará a decomposição.

O QUE PODEMOS COLOCAR NA COMPOSTAGEM: cascas, talos, verduras*, frutas*, legumes, coadores de cafe de papel e borra de café, cascas de ovos*, guardanapos de papel, papel toalha, saquinhos de chá.  Pedacinhos de legumes, verduras , frutas e outros alimentos crus.

Dica 2: As cascas de ovos devem ser lavadas e acumuladas. Quando houver uma quantidade razoável deve-se torrá-las aproveitando o forno ligado. Ao moê-las no liquidificador elas afiam as lâminas!

O QUE NÃO PODEMOS COLOCAR NA COMPOSTAGEM: Não colocar cebola  e alho nem suas cascas, couve, brocolis, couve-flor,batata, frutas citricas. Alimentos cozidos (pois fermentarão e dificultarão a decomposição); Carnes e peixes de qualquer tipo e queijos porque atrairão roedores e a decomposição cheira ruim; Restos de plantas doentes ou ervas daninhas; 

Saco e conteúdo de aspirador de pó, cinzas de cigarro, de madeira e churrasco (possuem metais e poluentes químicos);  Vidro, metais,plástico, couro, borracha, tecidos, isopor, verniz, restos de tinta, nenhum tipo de óleo, produtos químicos. Papel higiênico usado deve ir ao lixo comum.

Chorume – Quanto começar o processo de decomposição vai escorrer um líquido para o reservatório na pet inferior, este liquido deverá ser guardado em garrafa  com tampa por 30 dias antes de ser usado para adubar as plantas de vasos, jardim e horta. O chorume deverá ser diluido (1 parte para 30 partes de água) senão matará ou queimará as plantas por ser um super alimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s